top of page
Buscar

Faz sentido o que te faz sentir?

  • Foto do escritor: TALITA SIQUEIRA FERNANDES
    TALITA SIQUEIRA FERNANDES
  • 21 de fev.
  • 2 min de leitura

No LinkedIn, fala-se muito sobre sucesso, cargos maiores e grandes conquistas. Mas quem nunca se perguntou: "Será que vai chegar minha vez? Por que não eu? O que preciso fazer para chegar lá?"



É comum ouvirmos frases como: "Me disseram que para crescer preciso ser gerente", como se todos devessem subir a mesma escada, onde só é bom quem está no topo. E nas entrevistas? Sempre perguntam: "Onde você quer chegar?" Como se fosse possível medir o tamanho da sua escada de desejos. Mas já parou para pensar que também é importante reconhecer de onde você começou? Qual foi seu ponto de partida?



Não é sobre não ter metas, mas sobre encontrar equilíbrio e silenciar o imperativo do "mais!" Mais cargo, mais salário... e substituir por: O que faz sentido para você? O que é sucesso para você?



Se essa reflexão faz sentido para você, minha dica é: reflita sobre seu propósito!



Já ouviu falar no IKIGAI? Esse conceito japonês representa a razão de ser de cada pessoa e ajuda a refletir sobre o que realmente importa. Algumas perguntas que podem te guiar:


* O que você ama fazer? ❤️


* No que você é bom? 💪


* O que o mundo precisa? 🌎


* Pelo que você pode ser pago? 💰



Não se preocupe, as respostas não vêm todas de uma vez, mas esse exercício traz mais clareza e direção.



Eu vivi intensamente no "modo turbo", entregando grandes resultados sem pensar nos custos. Até que, grávida, fui internada na UTI. A vida me deu um freio e me fez refletir: qual impacto eu realmente queria deixar no mundo?


Foi nesse momento que resgatei minha paixão por apoiar o desenvolvimento das pessoas e encontrei um propósito que fez sentido para minha realidade.



Muita gente encara o conceito de propósito com ceticismo, achando que tudo precisa ser prazeroso. Mas quando encontramos nosso "porquê", até as tarefas mais simples passam a ter valor. Como disse John Maxwell: "O crescimento tem que ser intencional, ninguém melhora por acidente." Essa frase ilustra bem o motivo pelo qual uma mãe focada no propósito da educação troca fraldas todos os dias, certo?



É por isso que, nas minhas sessões de mentoria e coaching, sempre busco o propósito por trás das metas. Ter clareza do "porquê" traz mais energia e engajamento.



💡 Que tal tirar 15 minutos para refletir?



Aqui no post, compartilho um material para te ajudar a revisitar suas paixões. Se quiser conversar mais sobre isso, me manda uma mensagem – vou adorar! 💬



Vamos juntos construir uma jornada mais saudável e... por que não, feliz?



 
 
 

Comments


bottom of page