🌟 Dia da Mulher: Qual Presente Você Vai Dar? 🌟
- TALITA SIQUEIRA FERNANDES
- 28 de mar.
- 2 min de leitura
Dia da Mulher é uma data que deve ir muito além do que as lives ou e-mails corporativos. É um momento para lembrar a luta histórica das mulheres por direitos iguais, especialmente no mercado de trabalho. A origem dessa data está ligada à morte de operárias em uma fábrica, em 1911, como muitos sabem. Desde então, muita coisa mudou, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Como executiva de RH e mentora de outras mulheres, tenho acompanhado de perto os desafios e as conquistas das profissionais no mercado. As mulheres hoje representam apenas 13% na mineração e 20% na metalurgia, setores em que atuei. São números que mostram avanços, mas também revelam que ainda há muito espaço para crescer. Falo de oportunidades, de respeito e de mudanças culturais que precisam acontecer.
Na prática, ainda enfrentamos barreiras sutis, mas poderosas. Quantas vezes, em processos seletivos, mesmo em vagas prioritárias para mulheres, ouvimos perguntas: "Com quem fica seu filho?", "Qual sua rede de apoio?" ou "Seu marido aceita sua mudança de cidade?". Já parou para pensar que essas perguntas raramente são feitas aos homens? Na minha casa, vejo isso de perto. Meu marido e eu ocupamos posições gerenciais, mas as expectativas e cobranças são diferentes. Quando nosso filho nasceu, me perguntavam se eu voltaria a trabalhar. A ele, nunca questionaram nem fizeram qualquer uma destas perguntas em processos seletivos.
Fora os inúmeros casos de assédio, dos mais explícitos aos mais sutis, suportados diariamente com a sensação de que "é assim mesmo". Esses pequenos (e grandes) detalhes mostram que, mesmo com mérito, talento e dedicação, as mulheres enfrentam mais barreiras, mais desconfiança e mais cobrança.
Por isso, o Dia das Mulheres nos convida a refletir: como podemos, juntos, criar um ambiente mais inclusivo?
Se você quer fazer a diferença, comece dando espaço, vez e voz para as mulheres ao seu redor. E se ainda não sabe como presentear ou celebrar essa data, que tal presentear a si mesmo ou as mulheres que trabalham com você com re-conhecimento?
Recomendo o livro "Mulheres no Conselho", que conta histórias inspiradoras de mulheres que superaram desafios e chegaram a posições de liderança. Mulheres inspiradoras como Claudia Elisa, Rachel Maia, Cátia Tokoro, Jandaraci Araujo e outras nos brindaram com suas historias, desafios e evoluções.

Feliz Dia das Mulheres a todas as guerreiras desta rede! Que possamos seguir construindo um futuro com mais oportunidades, respeito e equidade. 💜
Comments